Candidato "produto"

Candidato "produto"
Redator freelancer


*Por Didi Pasqualini

Volto ao tema sobre a construção da candidatura, (leia o outro post aqui), agora refletindo sobre a questão do produto como signo de valor. Mas antes faço uma crítica: Na internet existem milhares de páginas dedicadas a “ensinar as facilidades” sobre como ser candidato. Um festival de horror, e muitas delas desrespeitam o próprio interessado que, muitas vezes, na melhor das intenções, quer contribuir com sua cidade, estado e o País.

Se pensa em ser candidato, comece por você e se veja como um produto que pode ser consumível, do ponto de vista do marketing político. Não se apegue a técnicas que não dará conta de realizar. Quando necessário, busque por profissionais qualificados. Lembre-se: ninguém consegue fazer muita coisa razoavelmente bem, e no mundo digital isso fica muito latente.

É possível, sim, fazer campanhas minimamente baratas e vencedoras, e o oposto também. Não seja tolerante com aquilo que a opinião pública não tolera, nadar contra a corrente não é uma boa ideia.

Se não é popular, não consegue se expressar direito, existem técnicas e profissionais que ajudam a corrigir isso, porém não deixe para treinar em plena campanha.

As certezas enganam, tenha cuidado a insistência demasiada. O candidato teimoso, além de ser difícil de tolerar, costuma fazer péssimo governo. Pense assim, alguém medíocre na campanha o vai continuar sendo após eleito, e pior: o poder esconde todos os defeitos.

Quando digo mudar o produto, em se tratando de candidato(a), me refiro a mudar a visão de mundo e a forma de se pensar. Não adianta ir à festa com o mesmo traje do cotidiano, ninguém vai te notar.

Não faça de seu material de comunicação um manifesto de mentiras. A comunicação é uma ferramenta poderosa, porém o eleitor está atento e aprendendo a qualificar as coisas. Seja generoso com as pessoas, pois é fácil ser democrático com os poderosos e tirano com os humildes. Não caia nessa tentação.

** O autor é Jornalista, Redator Freelancer e Consultor em Marketing Político.

Postagens mais visitadas