Candidato "produto"
Se pensa em ser candidato, comece por você e se veja como um produto que pode ser consumível, do ponto de vista do marketing político. Não se apegue a técnicas que não dará conta de realizar. Quando necessário, busque por profissionais qualificados. Lembre-se: ninguém consegue fazer muita coisa razoavelmente bem, e no mundo digital isso fica muito latente.
É possível, sim, fazer campanhas minimamente baratas e vencedoras, e o oposto também. Não seja tolerante com aquilo que a opinião pública não tolera, nadar contra a corrente não é uma boa ideia.
Se não é popular, não consegue se expressar direito, existem técnicas e profissionais que ajudam a corrigir isso, porém não deixe para treinar em plena campanha.
As certezas enganam, tenha cuidado a insistência demasiada. O candidato teimoso, além de ser difícil de tolerar, costuma fazer péssimo governo. Pense assim, alguém medíocre na campanha o vai continuar sendo após eleito, e pior: o poder esconde todos os defeitos.
Quando digo mudar o produto, em se tratando de candidato(a), me refiro a mudar a visão de mundo e a forma de se pensar. Não adianta ir à festa com o mesmo traje do cotidiano, ninguém vai te notar.
Não faça de seu material de comunicação um manifesto de mentiras. A comunicação é uma ferramenta poderosa, porém o eleitor está atento e aprendendo a qualificar as coisas. Seja generoso com as pessoas, pois é fácil ser democrático com os poderosos e tirano com os humildes. Não caia nessa tentação.