Estratégias de marketing

Estratégias de marketing
marketing politico

*Por Didi Pasqualini

O que são estratégias de marketing? Em linhas gerais são conjunto de atividades visando a obter vantagem competitiva. Em todas as matrizes do marketing a estratégia caminha com o desenvolvimento de determinado produto. É o que chamo de DNA da criação. A pesquisa é uma estratégia para entender como posicionar algo no mercado, por exemplo.

Discute-se muito a ética no marketing, mas isso nem sempre é levado em conta, principalmente na política. Direcionar um candidato para vencer a eleição tem se tornado vale tudo, coisas enraizadas na política, e não estou aqui para produzir juízos.

Críticas à parte, e feita esta breve introdução, vamos pensar um pouco na estratégia do último presidente a vencer a eleição, em 2018, e o sentido que foi dado à política e seus oponentes.

O principal gatilho retórico foi a corrupção. A maneira como foi manejada esta estratégia argumentativa levou a maioria das pessoas a não olhar para o processo eleitoral, e sim para um candidato.

Outra técnica foi a produção de notícias falsas. Em um país onde nós raciocinamos, lemos e avaliamos pouco sobre as coisas, tendemos a acreditar em tudo que nos chega. Falar e praticar a verdade são conceitos que ainda não entendemos muito bem.

Também percebemos que menosprezar ou diminuir os oponentes rendeu pontos. Esta técnica buscou potencializar um defeito ou característica de alguém. Quando dizemos que a pessoa é burra, por exemplo, preenchemos uma lacuna no consciente coletivo, ao materializar símbolos que culturalmente reprovamos.

Porém é importante entender que as estratégias são datadas, tem seu “prazo de validade”. O que serviu para uma eleição, muitas das vezes, sua repetição tem efeito quase nulo. Isso porque as estratégias, no marketing político, têm efeito de poder, é um discurso de lealdade, confiança e identificação. Qualquer quebra desse “contrato” causa dano muito grande à imagem do “proprietário” da marca.

Toda candidatura, por menor que seja, produz algo na mente do eleitor, é preciso entender e buscar construir algo que o identifique junto ao seu público, sem isso, você é mais um.

** O autor é Jornalista, Redator Freelancer e Consultor em Marketing Político.

Postagens mais visitadas