2023 está aí!

2023 está aí!
Agradecer a vida é uma forma de viver.

*Por Didi Pasqualini

Ano novo chegando, novas pesquisas em marketing à vista. É um ano em que partidos e futuros candidatos precisam se preparar e estar atentos. Com as novas tecnologias disponíveis, é hora de pensar na criação de equipes bem pequenas, versáteis e preparadas para projetos de médio prazo. Isso porque, com a tecnologia da informação cada vez mais presente, precisamos ter em mente que organizar as coisas torna o processo bem mais barato e factível.

A próxima eleição acontece nos municípios, bem perto da gente. E há muita coisa que impacta no dia a dia de todos quando uma administração vai bem ou mal. Ocupar espaços significa dizer ao eleitor que ele deve ter outro olhar sobre determinada situação.

Cada cidade tem suas particularidades, desafios, problemas a enfrentar e grupos políticos estabilizados. Geralmente esses grupos se revezam no poder, passando o bastão a outras pessoas do mesmo time. Isto é absolutamente normal. Não só quem está no poder deve ter um time que cuide de projetos de marketing, mas também quem pensa em vencer as eleições. Campanhas após campanhas, assistimos ao mesmo enredo - a maioria dos partidos entra para a disputa sem quadros, sem preparo e sem projeto que faça com que o eleitor olhe para seu time.

Influenciar o eleitor só ocorre por meio de ideias que expressam suas necessidades, algo que construa alguma observação e que tenha apelo quanto a seus desejos. Discursos sem sentido, ideológicos demais, falta de posicionamento, excesso do uso da moralidade, complexidade, falsas emoções e despreparo são caminhos para a rejeição e o fracasso.

Não à toa, a maioria dos candidatos não consegue obter visibilidade, e a eleição fica em torno de dois ou três nomes. Um dos principais motivos disto é a criação de conflitos, que na maioria das vezes leva o eleitor a se sentir atacado também. Um bom projeto de marketing político deve comportar comunicação, feedback, simplicidade, coragem e, acima de tudo, respeito para com o eleitor. Criar times que comuniquem ideias, criatividade, estratégias e conhecimento é medida eficaz na hora de preparar os candidatos.

Analisar o retorno das interações que a comunicação provoca também é extremamente importante na hora de compilar dados para programa, propostas e para a inserção das diversas formas de entender a cidade e seus problemas.

Simplicidade, coragem e respeito são dicas importantes. Uma das falhas que candidatos ou partidos cometem é apresentar à sociedade "plano de governo" de última hora, que - em sua grande maioria - está fora do contexto social ou realidade em que se situa. São propostas alienadas e com altíssima limitação. O efeito é contrário àquilo que se propõe, ou seja, o eleitor acaba se dissociando do projeto.

Se não existe fórmula mágica para o sucesso, é certeza que para o fracasso temos farto material. Na dúvida, seja eficiente, implemente projetos de valor, ofereça ao eleitor uma versão aprimorada daquilo que realmente ele deseja de um político e tenha certeza de que, com isso, você vai despertar paixão.

Desejo a todos um ótimo 2023!

** O autor é Jornalista, Redator Freelancer e Consultor em Marketing Político.

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